sábado, 4 de julho de 2009

"HE NEEDS A KIDNEY" A.K.A. a cena mais engraçada na TV em 2009 até agora!

Sim! 30 Rock é a melhor comédia da TV americana no momento. Sim! Tina Fey é uma ótima roteirista. Sim! Eu tenho o box da primeira temporada (estava na promoção, mas isso não vem ao caso). Mas tenho que admitir: não acompanho a série esperando ansiosamente pelo próximo episódio. Apenas assisto ao programa quando vejo que há um episódio gravado no receptor. Apenas mais uma crítica antes que partamos para os elogios (que não são poucos): ainda vejo a série como uma "Arrested Development Wannabe".

Tenho alguns elementos para comprovar: primeiro o humor non-sense e rápido que tanto fazia a alegria dos críticos americanos (nem tanto da audiência) que ambas possuem; a narrativa que quebra com a linearidade algumas vezes para lembrar algo que aconteceu ou para ilustrar o pensamento de algum personagem (neste ponto, Arrested Development é imbatível); por último há os personagens bizarros e aquele único "comum" principal (espero que não haja comentários perguntando "o que é comum", pois este não é um blog filosófico) que tenta manter tudo sob seu controle para que o mundo à volta deles, com personagens tão bizarros, não desmorone.
Dito isso, deixo a foto abaixo:

Vamos explicar: Jack Donaghy, numa interpretação cínica e comicamente impagável de Alec Baldwin, conhece seu pai que precisa de um rim (kidney). Como ele não queria ser o doador do recém-conhecido pai, ele fica feliz quando o médico bizarro da série diz que eles não são compatíveis. Ele então, para tentar ajudar o velhinho simpático, chama alguns artistas (cantores de verdade - não imitadores) para cantar à doação de rim; uma sátira de bom gosto naquele momento (maio) de "We are the World".

Os cantores chamados, que diga-se de passagem foram ótimos atores, foram: Clay Aiken, Elvis Costello, Mary J. Blige, Sheryl Crow, Mike D dos Beastie boys, Steve Earle, Adam Levine, Adam Horovitz, Sara "Love Song" Bareilles, Wyclef "Hips don't lie" Jean, Norah Jones, Talib Kweli, Michael McDonald, Rhett Miller, Moby, Robert Randolph, Rachael Yamagata, Cyndi "True Colors" Lauper; e no meio desse monte de celebridades faltava apenas a celebridade wannabe, minha personagem favorita do seriado, Jenna Maroney. Ela personifica o desespero em se tornar famosa. Cada vez que pega o microfone em "He Needs a Kidney", a voz dela é a mais alta, e consequentemente a mais engraçada.

No pôster da campamha, lê-se: Rim agora! Uma música. Um homem. Um rim. Doe um. Tentei de todas as maneiras possíveis e imagináveis conseguir o vídeo de "He Needs a Kidney" mas no youtube só encontrei a música com uma imagem parada. Até tentei comprar pelo iTunes mas não consigo mexer naquele programa (aliás, fica aqui um alerta de ajuda). Segue abaixo a música com minha tradução livre. Se tiverem a oportunidade, a Sony transmite pelo menos 10 vezes no domingo suas séries do prime time e 30 Rock é uma delas (indireta).

Tradução:

Às vezes a vida nos traz dor e luta
E tudo parece errado
É quando você encontra um amigo
E escreve uma música

Então
Dê a dádiva da doação
Dê com tudo, dê por inteiro
Dê o salto – Alcance bem lá no fundo

E apenas doe um rim
Para um pai ou para um papai
E apenas doe um rim
Ficamos sabendo que não dói tanto assim

E nós sabemos que você quer doá-lo
Para um super ser humano
Então faça
Nós apenas precisamos de um
Para MILTON GREENE

Este país possui 6 milhões de rins
E nós precisamos apenas da metade disso
Isso deixa livre outros 3 milhões
Faça as contas

OH -
MILTON GREENE MILTON GREENE
MILTON GREENE MILTON GREENE
MILTON GREENE

Ele precisa de um rim
MILTON GREENE
Não pergunte o porquê – ele pode morrer
Se você não ligar hoje

(Mary J. Blige) Escute, quando alguém começa a falar no meio de uma música, você sabe que é sério. Então doe um rim a Milton Greene. Nós acreditamos tanto nesta causa que estamos fazendo isso sem cachê. Com exceção da Sheryl. (Sheryl Crow). É verdade. Eu sou a única levando uma grana. (Norah Jones) E apenas 3 de nós estamos bêbados. Milton Greene precisa de um rim. Assim como eu preciso dessa barba. Você não quer ver o que tem aqui embaixo. E enquanto você não tem duas barbas, você tem de fato dois rins. Pensa dessa forma: se eu tivesse dois dólares, eu te daria 1, não? (Cindy Lauper) Eu sou uma dos bêbados.

Dizem que dois é melhor que um
Mas algumas vezes 1 é melhor que dois
Se você tivesse duas cabeças, você desejaria ter uma
Como isso é diferente?
Se você tivesse dois cachorros te atacando
Você iria querer apenas um
Pronto, já provei o que quero dizer!

OH -
MILTON GREENE MILTON GREENE
MILTON GREENE MILTON GREENE
MILTON GREENE

Ela precisa de um rim
Ele não precisa de uma mão
Ele apenas precisa de um rim
Uma mão seria algo ainda mais difícil de dar

Quando você doa um rim
E nós realmente acreditamos que você deva
Entregamos a taça

Nenhum comentário: