quinta-feira, 23 de julho de 2009

Filmes para ver ainda em 2009

A Uol divulgou uma lista de filmes que irão estrear ainda este ano no Brasil. Tal lista conta com um total de 30 filmes. Considerando que um dos filmes é Year One, com Jack Black, vou reduzir a lista para alguns poucos. Começando pelo mais aguardado por mim, Anticristo, de Lars Von Trier. Para assistir aos trailers, basta clicar nos seus respectivos títulos.

Anticristo, Lars Von Trier, estréia prevista para 28/08.

Filme selecionado para a competição oficial do festival de Cannes, Anticristo levantou polêmica durante sua exibição. Alguns não assistiram ao filme até o final da sessão e dizem que houve até desmaio (para mim é marketing). O fato é que Lars Von Trier usa e abusa de suas personagens femininas. Lembremos de Björk em Dançando no Escuro que sumiu do set de filmagem por um tempo. Ok! Ela é excêntrica por natureza, mas o tratamento cordial geralmente evita fugas. Outra que sofreu na mão do diretor foi Nicole Kidman. Ok! Ela não parece ser das pessoas mais fáceis de agradar, mas a julgar pela entrevista dada por ela no final das gravações de Dogville (entrevista esta disponível na edição especial do filme em DVD), o negócio foi feio. A, digamos, falta de elegância, com a (personagem de) Charlotte Gainsbourg, protagonista de Anticristo, incluiu mutilação genital. Maltratada ou não, a interpretação lhe rendeu o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes. O filme trata da história de um casal, protagonizado por Willem Defoe e Gainsbourg, que após a perda do filho se isolam em uma casa. Minha opinião: ou será muito bom ou muito ruim. Não haverá meio termo.

Up, Pete Docter, estréia prevista para 04/09.

Com o subtítulo Altas Aventuras (sacou o trocadilho? Não? Ainda bem!), o novo filme da Pixar foi o que abriu o Festival de Cannes esse ano (no ano passado havia sido Ensaio Sobre a Cegueira), sem porém estar na competição oficial. A crítica foi predominantemente favorável à história de um velhinho viúvo ranzinza que decide realizar o sonho da ex-mulher e ir à Venezuela. O fato inusitado é que ele não abandona a casa e a utiliza como meio de transporte até seu destino com auxílio de balões. Os críticos dizem que a Pixar desde o lançamento de Wall-e e agora com Up vem se afastando do público infantil com roteiros mais elaborados e personagens mais interessantes que meramente bonitinhos. Bom para os pais das crianças que as acompanham ao cinema, fazendo valer a pena os 20 reais gastos; melhor ainda para as crianças cuja inteligência não é subestimada.

Sede de Sangue, Chan-wook Park, estréia prevista para 18/09

Tarantino é fã de Chan-wook Park. Eu sou fã da chamada Trilogia da Vingança formada pelos filmes Mr. Vingança, Old Boy e Lady Vingança. O fato é que o cinema sul-coreano possui um visual como nenhum outro. Com Sede de Sangue, que também fazia parte da seleção oficial de Cannes, Chan-wook Park se aventura pelo gênero do terror e, a julgar pela crítica, o coreano acertou novamente. A sinopse é trash: padre morto e ressuscitado se apaixona e tem que lutar contra o desejo carnal e o desejo por sangue. Isso pode afugentar alguns, mas o diretor já deu pelo menos três outros ótimos motivos para assistir a qualquer um de seus filmes.

Bastardos Inglórios, Quentin Tarantino, estréia prevista para 23/10

Holocausto às avessas e com bem menos mortes é o que propõe Tarantino no seu longa que estava na seleção oficial de Cannes e que, excluindo o fator estrela de Brad Pitt como protagonista, não teve muita repercussão. Após a apresentação no festival, o filme foi re-editado, mas não para agradar os produtores e seus bolsos. Segundo o diretor, os ajustes foram necessários apenas para dar melhor ritmo ao filme. Os bastardos do título são um grupo de soldados judeus na Alemanha de Hitler cuja missão é assassinar soldados nazistas. O que esperar do longa? Violência e sangue, é claro, incluindo cena de morte com bastão de baseball sendo a bolinha substituída por uma cabeça nazista. Tudo isso, porém, com o humor que já é esperado do diretor. Para quem já viu Uma Thurman arrancar o olho de um oponente com uma das mãos, a tacada certeira num crânio é fichinha...ou não.

Os Abraços Partidos, Pedro Almodóvar, estréia prevista para 20/11

Pedro Almodóvar e Penélope Cruz se unem novamente para este longa que traz uma comédia dentro de um drama. O recurso de filme dentro do filme já utilizado como um fator surpresa em A Má Educação parece não ter agradado a crítica em Cannes, de cuja seleção o longa fazia parte. Mas vale lembrar que é Penélope Cruz e que é Almodóvar com uma temática parecida ao ótimo Volver: superar traumas só é possível revivendo-os. (parênteses para comentário inútil: os filmes do Almodóvar tem os melhores pôsteres).

Avatar, James Cameron, estréia prevista para 18/12

O que é? Não sei. O que se sabe sobre o filme? O nome, o diretor e que será 3D. O que se fala sobre ele? Irá revolucionar a tecnologia 3D no cinema. Como tudo que gera expectativas antecipadas geralmente dá m**** (com o perdão da letra), eu prefiro me abster de qualquer comentário. Mas vale lembrar que teremos a volta de Sigourney Weaver à ficção científica depois de todos os Aliens. Já há portanto uma ponta de esperança.

...e em 2010

Agora é só marcar na agenda, ou no palm, ou em qualquer outro lugar com tecnologia mais avançada.

7 comentários:

Dom .A. disse...

Fala, garotoooooo! Você, sempre com excelente conteúdo!

Confesso que quero assistir ao UP - sou fanático por animação. Na verdade, tenho Síndrome de Peter Pan - risos.

Bom fds, se cuida!

Luna disse...

Quero ver anti cristo.

Muuuuito bom o conteudo do seu blog!

Beijos!

Alex Sandro Alves disse...

Olá Felipe! Dei uma rápida olhada na lista feita pela UOL. Quero muito ver Avatar, Bruno, Up, Se Beber Não Case, e Bastardos Inglórios. O nacional Besouro é uma incógnita, enquanto G.I.Joe e AntiCristo (Trier apenas querendo polemizar e chamar a atenção para si) devem ser verdadeiras BOMBAS! Abs!

Renata D'Elia disse...

É o seguinte: o senhor vai baixar DJÁ e vai assistir ao "La Teta Asustada", da Claudia Llosa e vai me dizer tudinho o que achou. Got it, baby?

Capitu disse...

Tarantino, Almodovar... vou bastante ao cinema esse fim de ano =)

http://yellowcake2go.blogspot.com

Marcelo Augusto disse...

Salomão! Parabens pelo seu blog!
Devido ao tom bom que vejo nele, te indiquei um selo de recoonhecimento!

Passa la para pega-lo!
Abraços!

http://awardmovies.blogspot.com

it was RED - Para quem gosta de cinema disse...

Bah! Com exceção de Up, são exatamente os MESMOS filmes que estou ansioso para ver. Abraço!