sábado, 5 de janeiro de 2008

A paixão que descobri em 2007

Primeiro post do ano e eu já começo escrevendo muito...ou melhor...digitanto muito, uma vez que o texto que segue abaixo foi escrito por Lee Gomes do The Wall Street Journal. Não vou colocar aqui o texto inteiro, uma vez que ele é "meio grandinho" mas a interessante idéia principal segue abaixo. Fala sobre como com a chegada das câmeras e filmadoras digitais, montar um filme ficou muito mais fácil. No final da reportagem, eu coloco o trailer do filme Adaptação, que além de estar na minha lista filmes favoritos, tem um dos trailers mais bem editados do cinema. Com a palavra, ou melhor, com o texto: Lee Gomes

"Filmadora, cabo USB, ação! Hora de editar seus vídeos

Se você tem adiado transformar aquelas fitas de vídeo ou rolos de filme num vídeo acabado para mostrar aos parentes e amigos, deve ser porque suspeita que isso vai lhe tomar muito mais tempo que gostaria.

(...) Mas editar um filme é uma das coisas mais gratificantes que você pode fazer num computador, por isso, será um tempo bem gasto.

Antes de fazer o primeiro corte, assista cuidadosamente todo o seu material, um trabalho tedioso mas crucial para a produção de um filme. Baseie-se na reação emocional da primeira vez que você assiste a um clipe - matenha registros mentais daquilo a que você está assistindo - porque vai acabar se acostumando até com as piores cenas depois de assisti-las diversas vezes, o que faz parte da edição.

Busque coisas curiosas, paisagens e histórias escondidas.(...)

Conhecer seu poder de fazer uma pessoa rir ou chorar simplesmente por alinhar uma seqüência correta de imagens é a grande sacada e o principal objetivo do projeto. Não tenha medo de mudar a seqüência dos fatos para chegar lá. E não se sinta na obrigação de incluir tudo. As melhores ilhas de edição são cheias de lixo espalhados pelo chão.

Quando mudar de um clipe para outro, escolha cortes e passagens simples,...

..., não assista ao seu filme apenas na tela do computador; veja também na televisão em que você pretende mostrá-lo. As diferenças podem ser grandes o bastante para ter de voltar para o computador para ajustes.

Enquanto você trabalha, note que está fazendo o mesmo que cineastas profissionais fazem, ao menos quando fazem documentários. E assim como os diretores que têm uma data para lançar o filme, você também terá de, em algum momento, parar de burlar sua cria e declarar 'feito'"

Nenhum comentário: