segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Inférieur X Haut Culture

Este post pretende passar através de três programas de televisão, do melhor ao pior da cultura. Se assistimos só a coisas "cabeça", podemos nos tornar chatos. Se assistimos só a coisas "trash", ignorantes. Portanto, por que não assistimos a tudo?! Eu faço isso, sem preconceito!
Que graça teria se "Os Três Patetas" fossem como Woody Allen descreve sarcasticamente em seu livro "Fora de Órbita"?
"Calmamente e sem nenhum motivo aparente, o homem de cabelos escuros agarrou o nariz do careca com a mão direita e lentamente torceu-o num longo giro em sentido anti-horário. Um horrível som rangente rompeu o silêncio das Grandes Planícies. 'Nós sofremos', disse o homem de cabelos escuros. 'Ai de mim, como é aleatória a violência da existência humana.
Enquanto isso, Larry, o terceiro homem, havia entrado na casa e de algum modo conseguira enfiar e prender a cabeça dentro de uma jarra de barro. De repente tudo tornou-se aterrador e negro, enquanto Larry caminhava a apalpadeladas e às cegas pela sala. Ele se perguntava se havia um deus ou algum propósito na vida ou algum plano por trás do universo, quando subitamente o homem de cabelo escuro entrou e, achando um grande taco de pólo, começou a quebrar a jarra na cabeça do companheiro. Com a fúria reprimida que mascarava anos de angústia acerca do absurdo do vazio do destino humano, aquele a quem chamavam de Moe espatifou a peça de louça de argila. 'Pelo menos estamos livres para optar', lamentou-se Curry. E com isso Moe enfiou os dedos abertos nos dois olhos de Curry. 'Oooh, oooh, oooh', gemeu Curry, 'o cosmos é tão destituído de justiça'"
Mas voltando ao assunto de alta e baixa cultura, comecemos por cima. Esta semana estréia nos Estados Unidos a 4a temporada de LOST. Para quem não é fã mas assiste à série, lembremos como a 3a temporada terminou:

Previam-se 16 episódios seguidos para a nova temporada, mas a greve dos roteiristas permitiu apenas que 8 episódios (até o momento) fossem finalizados. Espera-se que a greve termine antes que os 8 episódios sejam transmitidos, mas mesmo assim, haverá um hiato entre o oitavo e nono episódios (caso os 8 últimos episódios sejam feitos).

Continuando na alta cultura, estréia hoje também nos Estados Unidos uma nova série da HBO, In Treatment. A premissa parece ser bem interessante: de segunda a quinta feira, um psiquiatra atende 4 de seus pacientes, um por dia. Na sexta-feira ele próprio é analisado por outro psiquiatra. Por ser uma série da HBO, espera-se muito, muito mesmo, principalmente depois do final da Família Soprano, série que muitos críticos consideram uma das melhores de todos os tempos. Parece que a série estará disponível na página da HBO para ser baixada, provavelmente com algum custo. Caso eu consiga baixar, deixarei um post por aqui com a minha avaliação. O vídeo abaixo é a chamada do canal para a série.

Mas como falei no começo do post, nem só de programas "cabeça" vive o ser humano. Ele também precisa de coisas para as quais a cabeça não é necessária, e para isso existe American Idol. O programa mais assistido da TV americana é o único programa que conheço em que o começo é melhor que o final. Você assiste e pensa: "eu não sou tão louco assim". E não é mesmo: você já vai entender o porquê! Finalizando o post, dou 3 motivos para assistir American Idol:

1) Paula Abdul dando uma de Paula Abdul

2) Isso:

3) E finalmente...isso:

Viu como você não é tão louco?!

Nenhum comentário: