domingo, 23 de dezembro de 2007

Mudando de assunto...Música

Já falei muito de cinema esse ano. E como cultura é mais que cinema, decidi dedicar este post às melhores músicas que escutei em 2007. Entenda-se "as melhores músicas que escutei em 2007" como sendo "as melhores músicas que escutei em 2007", e não "as melhores músicas de 2007", mesmo porque a minha música favorita de 2007 foi gravada em 2005 e lançada no Brasil em 2006.

O "Death Cab for Cutie" foi uma das bandas com que tive contato através do programa Saturday Night Live, que passa no canal Sony. Aliás, indico o programa para quem tiver TV por assinatura. É uma banda pouco ou nada conhecida por aqui, mas a música que escutei deles merece até uma tradução logo após o clipe abaixo. Ela faz parte do Álbum "Plans" (foto acima) que comprei para mim como presente de Natal. O vídeo abaixo é o clip da música "Like Brothers on a Hotel Bed" (Como irmãos em uma cama de hotel), a minha favorita do ano.





(Tradução: Você pode se cansar de mim enquanto nosso sol de Dezembro está se ponto/Porque não sou mais quem eu costumava ser/Não é mais fácil aos olhos, mas essas rugas dominadoramente disfarçam/O menino jovem por trás de quem se virou e viu/Algo que ele não estava procurando, tanto um começo quanto um fim/Mas agora ele vive dentro de alguém que ele não reconhece/Quando por acidente vê seu próprio reflexo./Na garupa de uma moto/Com seus braços estendidos tentando alçar vôo/Deixando tudo para trás/Mas mesmo na nossa velocidade mais rápida, não poderíamos nos livrar do concreto/Na cidade onde ainda nos resignamos/E eu aprendi que mesmo os amantes presos à terra anseiam pelo mar, como marinheiros/Pois agora dizemos boa noite dos nossos próprios lados separados/Como irmãos em uma cama de hotel)


O segundo lugar é de uma banda cujo o show eu perdi. Tal show foi no mesmo dia e no mesmo lugar do show do terceiro lugar. Mas vamos ao segundo lugar primeiro (frase estranha). The Killers é uma banda que conheci no ano passado. Comprei o CD deles por gostar da música "When You Were Young", mas não foi esta que eu mais gostei quando ouvi o álbum inteiro. A mais divertida e alegre é o segundo lugar da lista, "Bones" (Ossos). E como eu não poderia não falar de cinema, o clipe abaixo parodia (não sei se essa é a melhor palavra) o famoso beijo de "A Um Passo da Eternidade", além de filmes como "Lolita" do Kubrick e mais alguns que não consegui reconhecer (fica o desafio). Como a Universal Music tem canal próprio no youtube e não permite que os vídeos sejam colocados em outros sites, deixei o link para vocês verem o clipe através do Youtube. (http://www.youtube.com/watch?v=ar5BKXg60ME).


Para fechar a lista, escolhi a música da cantora digamos mais pitoresca do mundo da música, a sempre estranha e talentosa, Björk. O show dela e do The Killers foi no mesmo dia do Tim Festival. Comprei o CD dela quando ainda tinha a esperança de ir ao show. A primeira música do CD é sem dúvida a melhor. "Earth Intruders" (Invasores da Terra) tem tudo o que a cantora sabe fazer: um voz gritada e rouca mas boa de ouvir, o inglês difícil de entender e um clip excelente (como todo clip de música pop deve ser). Quem gostar da música e quiser saber como uma música com tantos "efeitos especiais" pode ter uma performance ao vivo, recomendo o link (http://www.youtube.com/watch?v=s9SdugjLl0M&feature=related) onde ela se apresenta no programa Later with Jools Holland, que passa na HBO.




O ano ainda não acabou no Blog do Salomão. Antes que termine, trago ainda a lista de melhores filmes que vi em 2007!

Um comentário:

Gustavo disse...

Gostei muito do teu blog
Voltarei.
Se der passa lá no meu blog e comenta.
www.portalzorro.blogspot.com