quinta-feira, 28 de junho de 2007
Rocktoons
segunda-feira, 25 de junho de 2007
Os posts de utilidade pública do Blog do Salomão estão de volta. Na temporada 2006 houve "Coisas para..." não fazer no casamento, não falar em um velório, não fazer em um elevador, em um estádio, em um show e assim por diante. Depois de algum tempo me dei conta que faltava um manual de bons modos para um lugar que é o hobby da maioria dos paulistanos: cinema!
Quem vai ao cinema com um pouquinho de freqüência já sabe do caso do celular, do falatório, das latas e das garrafas e do proibido fumar. Então surge o desafio: o que mais falta no manual além destas dicas triviais? Resposta: a lista abaixo de "Coisas para...não fazer no cinema"!
- Ejetar o colega do banco da frente: a poltrona reclinável havia sido a melhor invenção para o cinema até alguém ter a idéia de utilizá-la como apoio para levantar. A cena é sempre a mesma: o sujeito quer ir ao banheiro, mas ao invés de usar os braços da poltrona como apoio, segura no encosto da poltrona à sua frente. O camarada da frente, sem ter nada a ver com a história começa a inclinar, até ficar na horizontal olhando para o teto. Quando o sujeito se levanta, o da frente fecha o olho para não ver o inevitável: ele vai parar lá na tela do cinema.
- Fazer comentários inúteis: no cinema há sempre aquelas pessoas que querem comentar o filme. Descrevo aqui alguns: "até parece..."; "será que ele vai fazer isso..."; etc... Mas o comentário campeão até hoje para mim foi durante a 3a vez que eu fui assistir a Titanic [...pausa para julgamento do blogueiro por parte dos leitores...] na cena em que o pessoal do navio morreu congelado esperando socorro. Transcrevo aqui o comentário da mulher que estava no banco de trás: "Os salva-vidas demoraram tanto que eles acabaram dormindo"...Pensemos pelo lado positivo: pelo menos ela não me ejetou do banco!
- Ir ao banheiro estando sentado no meio da fileira: todos nós conhecemos a freqüência com que vamos ao banheiro, certo? Mas quando senta um sujeito no meio da fileira carregando um barril de refrigerante, podemos ter certeza que ele não sabe. E é batata: pelo menos três vezes ele levanta durante o filme.
- Ficar perguntando o que vai acontecer: quando vamos ao cinema com alguém existem duas opções: a pessoa já viu o filme ou a pessoa ainda não o viu. Em qualquer uma das opções, não pergunte o que vai acontecer. Na primeira opção, a pessoa provavelmente vai estragar o filme para você. Na segunda opção a pessoa sabe o mesmo tanto do filme quanto você. Em qualquer uma das opções, portanto, NÃO PERGUNTE!!!
- Gritar "Chocolaaate", "Carameeelo", "Biscoooito": sim, o comercial do twix é engraçado; sim, dá vontade de repetir as três palavras (principalmente a segunda). Mas ficar repetindo mil vezes já é muito! Então se você ouviu alguém gritar isso no cinema, dê risada e pare. A partir da segunda vez fica sem graça!
PS: e se você ainda está julgando o caso Titanic, lembre-se de que na época era um evento social do tipo: "Vamos tomar uma cervejinha?!" "Ahh...não sei. Não quer ir ao cinema ver Titanic?!"
Abraços a todos!!!
domingo, 24 de junho de 2007
Paul Thomas Anderson está (quase) de volta!
Este trailer é do mais que aguardado (pelo menos por mim) filme do diretor Paul Thomas Anderson. Depois de alguns anos (5 para ser preciso) longe das telonas, ele volta com "There Will Be Blood" (ou "Haverá Sangue", na minha tradução não-oficial). Devo confessar que o último filme do diretor, "Embriagado de Amor", não me convenceu. Não que seja ruim, longe disso; mas para ser sucessor de "Magnólia", um filme deve ser no mínimo excelente...não foi. Mas parace que "Blood" o será. Parece que o filme apenas estreará no início de 2008, mas alguns já o apontam como candidato garantido para as principais categorias do Oscar.
A seguir deixo minha tradução do trailer acima.
"Você é um homem nervoso? Você é invejoso? Você fica com inveja? Eu tenho competição em mim. Eu não quero que ninguém tenha sucesso. Eu odeio a maioria das pessoas. Às vezes eu olho para as pessoas e não vejo nada que valha a pena gostar. Fui cultivando meu ódio aos poucos pelos anos. Eu vejo o pior nas pessoas. Eu não preciso olhar para elas para conseguir tudo o que quero. Eu quero ganhar dinheiro suficiente para me livrar de todos. Mas eu consigo continuar fazendo tudo isso sozinho? Com essas...pessoas..."
Abraços a todos!