quarta-feira, 9 de julho de 2008

Lixo da mais alta qualidade


A Pixar se superou mais uma vez! Confesso: apesar de cinéfilo, não sou grande fã de animações, mas a produtora parceira/não parceira/parceira da Disney criaram talvez a personagem/criatura mais simpática de suas animações: Wall-e.
Esta provavelmente seja a animação menos voltada para crianças feita pela parceria. Um longa quase sem diálogos (sendo que grande parte das palavras pronunciadas é "Wall-e"), cujo cenário durante pelo menos os 15 minutos iniciais é uma Terra devastada, com prédios (no sentido literal da palavra) de lixo e ainda com citações a filmes antigos (já vou falar sobre isso) não são necessariamente chamativos para a criançada. Mas é a grande sacada da Pixar: não subestimar o público infanto juvenil e lembrar que quem leva esta galerinha ao cinema são os pais que também querem que os R$19,00 que pagaram (como cinema está caro!) valham a pena.
E quanto as referências?...Essas com certeza foram feitas para os adultos e mais precisamente para os cinéfilos; e para a felicidade deste que vos fala, a mais gritante dela: 2001, Uma Odisséia no Espaço. A música emblemática do filme está presente: A Cavalgada das Valkirias, de Richard Wagner (clássico). Outra referência? Ressucitaram o não menos clássico computador de bordo HAL (e não é que ele "revive" o personagem?)
Mas calma: as crianças também podem assistir ao robozinho! O filme está longe de ser cabeça, apesar das referências. Aliás, Wall-E funciona como Chaplin para crianças: engraçado, ingênuo e a lata velha mais simpática feita pelo e para o cinema!

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente genial!!! A comparação com Chaplin e Kubrick é inevitável e realmente o filme é uma mistura de inocência com temas adultos que fica até difícil de explicar pra alguém que não assitiu ainda pois olhando pro robozinho besta que fica jogando uma bolinha de ping pong no próprio rosto, como dizer pra alguém que o tal robozinho te fez pensar sobre temas como solidão, preservação do meio ambiente, desenvolvimento excessivo da tecnologia e amor??? :D